Cinco Passos para Construir Bons Hábitos

De antemão, ninguém consegue construir bons hábitos sem antes definir onde quer chegar na vida ou o que deseja fazer de sua vida. Uma pessoa que almeja Ser uma Excelente Atleta, ela terá que desenvolver bom hábitos alimentares, exercício físicos, dormir em horários específicos e condicionar-se a treinamentos de alta performance. Perceba que todos estes hábitos estão sendo construídos por causa de um Projeto de Vida, Ser uma Excelente atleta.

Hábitos nocivos, que se transformam em vícios, bem como: uso de álcool, entorpecentes e outros tipos de drogas, geralmente são desenvolvidos por pessoas que estão passando por algum tipo de conflito interior ou não tem um Alvo Detalhado a ser perseguido como um projeto de vida.

Percebe-se que que tudo está ligado a um propósito de vida que pode ser chamado de SONHOS, OBJETIVOS, METAS, DESEJO ARDENTE e PROJETO DE VIDA. “Se não sabemos onde queremos chegar, qualquer caminho serve”, Lewis Carroll. Ou seja, viver uma vida sem disciplina, desregrada e sem rumo, com certeza não há motivo algum para a construção de bons hábitos.

Veja os Passos para Construir Bons Hábitos

cinco-passos-para-construir-bons-habitos1- Ter um Alvo Detalhado a ser Realizado

Com um projeto de vida na mente, isso irá nos motivar, nos energizar e nos tornará disciplinados ao alcance da Realização de Um Sonho! A disciplina já faz parte de um hábito construído. Por tanto, crie um Alvo bem detalhado para que você saiba para onde está indo todos os dias. Eu sou autor de livros e palestrante na área de desenvolvimento humano… quando estou ministrando o meu método de realização pessoal, AME REALIZAR SEMPRE, poucas pessoas chegam ao curso com um objetivo em mente para realizar. É muito triste isso!!!

2- Estabeleça metas diárias em direção ao seu Alvo Detalhado.

As metas servirão como a DEIXA ou o gatilho da memória para disparar o habito. Elas serão os estímulos para abrir a janela que contém o hábito da disciplina. Estes estímulos podem ser uma agenda, um toque de um relógio ou um lembrete que dispare o habito da disciplina e avance em direção a Realização do seu Sonho.

3- Não Procrastinar

A procrastinação, é um dos piores inimigos para a realizações de sonhos. Procrastinar em suma, é deixar de fazer o que precisa ser feito no dia e na hora certa. As famosas frases dos perdedores que nos remetem a este assunto são:
“amanhã eu faço” “semana que vem eu vou fazer” “ ano que vem vou iniciar” e elas são quase infindáveis. A procrastinação impede o segundo fenômeno para a construção do habito, a ROTINA. Ela é responsável por condicionar o gânglio basal e consequentemente o inconsciente para a formatação dos nossos hábitos.

4- Crie uma Recompensa Poderosa no Final da Rotina

Todo habito só é habito porque no fim dele sempre há uma recompensa prazerosa. Como não é o objetivo explicar prazeres nocivos e prazeres construtivos como resultados do habito propriamente dito, vou me ater em escrever sobre a recompensa poderosa. Haja vista que cada um sabe o que é bom e o que não é bom para si. O bom senso neste caso é muito importante. Sua recompensa pode ser sua mente cheia de endorfina, dopamina e serotonina após fazer exércitos físicos. Como também se sentir alegre e energizado após concluir uma meta. Seja o autor da sua história. Crie sua recompensa no final do seu hábito.

5- Repita a Rotina no Mínimo por 21 Dias.

Estudos realizados pelo cirurgião plástico americano Maxwell Maltz durante a década de 1960 revelaram que o cérebro de uma pessoa amputada leva 21 dias para assimilar que seu corpo não possui mais o membro extirpado. Com este dado em mãos, o processo já foi testado se a mente humana criaria um habito em 21 dias. E o resultado final da pesquisa, mostrou que 21 um dias são necessários para a construção de qualquer hábito.

Conclusão

Leia e releia este post. Não esqueça, tanto para a criação de hábitos quanto para a memorização, a repetição é indubitavelmente o melhor caminho a ser percorrido. Faça repetidas vezes o processo todos os dias para se aproximar de suas Realizações Extraordinárias.

Responsive image

Alan Braga


Alan Braga atua na área de Desenvolvimento Humano, é Palestrante, Escritor e apaixonado por Empreendedorismo. Com grande conhecimento adquirido ao longo dos anos ele desenvolveu seu próprio método capaz de ensinar as pessoas a Conquistar Sucesso.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *